Chris J Ratcliffe/PA via AP
Chris J Ratcliffe/PA via AP

Inglaterra homenageia Jane Austen com nota de £ 10

Lançamento foi realizado em Winchester para marcar os 200 anos da morte da escritora britânica

Reuters

19 Julho 2017 | 09h01

O Banco da Inglaterra (BoE) lançou nesta terça-feira, 18, uma nota de £ 10 em homenagem à escritora Jane Austen (1775-1817). A cédula foi apresentada em uma cerimônia na catedral de Winchester, onde a britânica foi enterrada, para marcar os 200 anos de sua morte.

+ Sua moeda de R$ 1 pode valer R$ 150; saiba como

O banco central britânico imprimiu uma tiragem de um bilhão de notas novas, que começam a circular a partir de setembro.

"Dez libras poderiam ter significado muito para Jane Austenm assim como mil libras significam para nós hoje", disse o presidente do BoE, Mark Carney, durante a cerimônia. Com obra de cunho feminista, Jane Austen recebeu um adiantamento de £ 10 de uma editora pela publicação de sua primeira obra.

A cédula traz a inscrição: "Eu declaro, depois de tudo, que não existe diversão como a leitura", de sua obra "Orgulho e Preconceito" (1813). A citação veio de um dos personagens do romance que não tinha nenhum interesse em livros, mas queria apenas impressionar um possível pretendente. "[A citação] captura muito de seu espírito, pelo menos no meu entendimento", disse Carney. "Ela mostra um pouco da essência de sua sátira social e suas ideias sobre o caráter das pessoas. Então, funciona em múltiplos níveis".

Um dos maiores nomes da literatura britânica, Jane Austen é autora de livros como "Orgulho e Preconceito", "Razão e Sensibilidade" e "Emma", todos adaptados para o cinema com o mesmo nome. Já o filme "Amor e Inocência" (2007) é uma cinebiografia da autora.

Mais conteúdo sobre:
Jane Austen cinema literatura Moeda

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.