Efe
Efe

Ingleses protestam contra a terceira recessão desde 2008

Produto Interno Bruto do Reino Unido encolheu 0,3% no trimestre e manifestantes protestam contra a crise

Efe,

25 de abril de 2013 | 10h55

 LONDRES - Manifestantes protestam contra a crise com uma banheira cheia de dinheiro falso em frente à sede do banco Barclays AGM.

Um dos manifestantes usa uma máscara do ministro britânico das finanças George Osborne.

O Reino Unido enfrenta a sua terceira recessão desde 2008. O Produto Interno Bruto encolheu 0,3% no primeiro trimestre desde ano, segundo dados preliminares divulgados pelo departamento de estatísticas econômicas do governo (ONS).

Na semana passada a agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou o risco de probabilidade de inadimplência do Reino Unido de AAA para AA+. O rating soberano triplo A britânico estava com perspectiva negativa desde 14 de março de 2012.

A Fitch explicou que o rebaixamento reflete principalmente as perspectivas fiscal e econômica mais fracas e a revisão para cima das projeções de médio prazo da agência para os déficits e a dívida britânica.

Em fevereiro, outra agência de classificação de risco, a Moody's, já havia rebaixado o Reino Unido para Aa1, sendo a primeira agência a tirar o rating triplo A do país. No início de abril, a Standard & Poor's colocou em perspectiva negativa o rating AAA britânico.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.