Internet ajuda na compra de imóveis

O mercado imobiliário está encontrando na Internet uma importante ferramenta de divulgação e venda de imóveis novos e usados. Quem pretende comprar um imóvel pode encontrar sites com diversas ferramentas que possibilitam a pesquisa de preços, localização, visualização de plantas e reservas via computador. O investimento das construtoras, incorporadoras e sites que comercializam imóveis na rede aumentaram nos últimos anos. Segundo os especialistas no mercado, o resultado deste investimento é o aumento das vendas e procura por informações de lançamentos do setor.Um dos principais sites especializados na venda e compra de imóveis é o www.planetaimovel.com. O site possui uma base de dados alimentada e atualizada diariamente por cerca de 3 mil imobiliárias de todo o Brasil, com mais de 300 mil imóveis para consulta. O internauta pode localizar os imóveis conforme os perfis de preço, tamanho, número de dormitórios, localização, vagas na garagem, entre outros filtros.Após a pesquisa, o internauta recebe o e-mail e telefone da imobiliária, que tem o compromisso de responder qualquer consulta em até 3 dias. Nos último semestre, o PlanetaImóvel, de acordo com o diretor de marketing do site, Kleber Bechara, enviou cerca de 920 mil contatos às imobiliárias parceiras.O site também possui um canal de lançamentos, com empreendimentos novos. O PlanetaImóvel, segundo o diretor de marketing, oferece também serviços de consultoria jurídica; informações úteis para alugar e comprar imóveis; dicas sobre serviços condominiais; contratação de mão de obra para o lar; e canais de conteúdo temático para reforma, decoração, investimento, consórcio, financiamento e leilão.TecnisaO site da construtora Tecnisa Engenharia utiliza a interatividade como forma de conquistar novos clientes. A empresa possui um atendimento on-line, através de chats, e promete responder e-mails de dúvidas o mais rápido possível. O gerente de e-business da Tecnisa, Alejandro Dicovsky, destaca que o site da Tecnisa possui diversas informações sobre os lançamentos e empreendimentos da empresa. O internauta pode visualizar plantas e replicas de apartamentos decorados por meio de ilustrações. "Os nossos clientes podem ter informações textuais e visuais sobre nosso produtos. E a Internet se tornou uma grande ferramenta de incentivo para nossas vendas e pré-vendas", destaca o gerente da Tecnisa.A construtora Tecnisa inaugurou seu site em março deste ano. De acordo com o gerente, o site já representa 12% dos negócios da empresa e já foram feitos mais de 6 mil cadastros. Neste ano, a incorporadora comercializou 50 imóveis pela web contra três no ano passado. Desse total, sete unidades foram vendidas para pessoas que estavam fora do país, na Bélgica, Itália, EUA e Inglaterra.Cyrela divulga imóveisOutra incorporadora que utiliza a Internet como forma de divulgação de seus imóveis é a Cyrela. O site da empresa utiliza a Internet para divulgar as informações como: preço, medidas, formas de pagamento e informações visuais dos imóveis. "O site possui um importante caráter institucional e de divulgação dos lançamentos e produtos da empresa", informa a gerente de planejamento comercial, June Rocha. O site da Cyrela tem 15 mil acessos mensais, em média, em 18 hot sites dos lançamentos da empresa. De acordo com June Rocha, desse volume de acessos cerca de 250 pessoas entram em contato via e-mail para solicitar informações adicionais. "A Internet é uma importante ferramenta de pré-qualificação do imóvel", afirma. A empresa planeja num futuro próximo realizar vendas e atendimento online.Gafisa dá descontos pela InternetO gerente de incorporações da empresa, Marcelo Junqueira, destaca que no site se oferecem todas as informações necessárias para o cliente fazer uma pré-reserva do imóvel. Ele ressalta que o empreendimento possui um atendimento on-line com corretores que prestam informações e agendam visitas. O cliente que realiza uma pré-reserva pela Internet, segundo o gerente, tem um desconto de, em média, 3% ao fechar o negócio. "Este desconto é possível porque nosso custo com mídia na Internet é menor e nos permite oferecer este incentivo", explica. Todos os lançamentos da empresa tem como padrão seu hot site na Internet. Marcelo Junqueira indica que a Internet já é responsável direta por 7% do total do volume de negócios da Gafisa. "A nossa expectativa é de dobrar o volume de vendas pela Internet no ano que vem", avisa. De acordo com dados da empresa, na semana entre os dias 15 e 22 de setembro, 9600 pessoas entraram no site e 42 internautas agendaram visitas aos estandes da Gafisa. Deste total foram realizadas duas pré-reservas.

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