PUBLICIDADE

Publicidade

Internet amplia mercado para profissionais de moda

Novo curso da Faculdade de Belas Artes vai formar produtores de conteúdo para atuar em sites, blogs e plataformas digitais

Por MARIA RITA ALONSO
Atualização:
Patrícia Cardim, diretora da Belas Artes: inovação e novos modelos de negócios Foto: Divulgação

A carreira de estilista já não é mais o foco principal dos estudantes formados nas faculdades de moda no País.

PUBLICIDADE

Nos últimos anos, as crescentes oportunidades nas áreas de comunicação, fotografia, produção de moda, publicidade e personal stylist abriram o leque de atuação dos profissionais de moda.

Com base nessa constatação, a faculdade de Belas Artes de São Paulo acaba de anunciar um novo curso de graduação em Mídias Sociais Digitais.

"Nosso objetivo é preparar o aluno para que ele seja capaz de trazer inovação para produtos, serviços e modelos de negócios diferentes na era digital", afirma Patricia Cardim, diretora-geral da Belas Artes. "A universidade precisa responder a essa demanda crescente do mercado brasileiro", acrescenta Patricia.

A graduação da Belas Artes terá dois anos de duração e a matriz do curso oferece desde mecanismos para trabalhar a reputação de empresas e indivíduos na sociedade online até noções de produção de imagens, por exemplo.

O curso é destinado a futuros empreendedores de mídias sociais e produtores de conteúdo online que querem se profissionalizar no mundo digital, explica a empresária Alice Ferraz, dona da plataforma de blogs F Hits, idealizadora do curso.

Formação.

Publicidade

A grade curricular da graduação está dividida em cinco pilares: Cultura e Sociedade; Mídia e Linguagem; Tecnologia Digital; Business e Direção de Arte.

Hoje no Brasil há 49 cursos de graduação voltados para o design de moda. Seis são de pós-graduação e outros 25 de curta duração destinam-se à formação de tecnólogos.

Outra tendência entre os profissionais da área é investir na formação para ocupar cargos da indústria têxtil. "No Brasil, como a moda é muito colorida e estampada, há muitas oportunidades relacionadas à criação das estampas", diz Patricia. Para estimular a formação de profissionais da área, a Renner criou um concurso de estampas, que está em sua segunda edição e premia trabalhos de profissionais e estudantes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.