Investimentos em pesquisa agropecuária deram lucro de R$ 18,16 bi em 2010

Este é um dos resultados do Balanço Social da Pesquisa Agropecuária, cujos detalhes serão apresentados pela Embrapa nesta terça-feira, 26

Célia Froufe, da Agência Estado,

25 de abril de 2011 | 16h10

Os investimentos públicos feitos em pesquisa agropecuária deram lucro de R$ 18,16 bilhões à sociedade no ano passado, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que amanhã completará 38 anos. Este é um dos resultados do Balanço Social da Pesquisa Agropecuária, cujos detalhes serão apresentados pelo presidente da instituição, Pedro Arraes, nesta terça-feira, 26. Na ocasião, também serão anunciados os resultados do PAC Embrapa e 22 novas tecnologias para o setor rural.

Uma das descobertas no Brasil que serão divulgadas amanhã é o da mutação natural nas ovelhas Santa Inês, que aumenta a taxa de ovulação em até 82%. Esse acréscimo, segundo a Embrapa, faz com que as ovelhas tenham 58% mais crias que as demais da mesma raça sem a variante. A avaliação da entidade é a de que o acréscimo pode beneficiar os sistemas produtivos e agricultores familiares da região Nordeste do Brasil, que concentra o maior rebanho de Santa Inês do País.

Instituição reconhecida internacionalmente pelos avanços tecnológicos na agricultura tropical e pelo desenvolvimento contínuo da agricultura brasileira, a Embrapa vem aumentando a sua área de atuação ao longo dos anos e hoje conta com 47 unidades em todas as regiões do país. Nos biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica ou Pampa, a instituição está presente com três grandes linhas de pesquisa e desenvolvimento: ordenamento, monitoramento e gestão em territórios; manejo e valorização do bioma; produção agropecuária e florestal sustentável.

A Embrapa mantém laboratórios virtuais nos Estados Unidos, na França, na Inglaterra, na Coreia do Sul e na China. Com foco na cooperação técnica, o destaque é para os projetos em países africanos (Gana, Moçambique, Mali e Senegal), realizados em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com a missão de transferir tecnologias e prospectar negócios.

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