PUBLICIDADE

Ipea prevê alta de 0,7% na produção industrial em maio

Crescimento será na comparação com abril; ante maio de 2008, indicador deve ter queda de 12%

Por Adriana Chiarini e da Agência Estado
Atualização:

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quinta-feira, 25, o Indicador Ipea de Produção Industrial Mensal que sinaliza que a produção industrial de maio será 0,7% maior que a de abril, mas 12% menor que a do mesmo mês do ano passado. Os dados da produção industrial de maio serão divulgados no mês que vem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Veja também:

PUBLICIDADE

 

O Indicador Ipea é feito com base nos dados já divulgados para o mês de maio de alguns setores. São usados dados de produção de papelão da Associação Brasileira de Papelão Ondulado (ABPO) e do setor automobilístico pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), da carga de energia divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do fluxo de veículos pesados em rodovias concedidas, calculado em conjunto pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e pela Tendências Consultoria.

 

Todos esses indicadores cresceram em maio em relação a abril, mas caíram na comparação com maio do ano passado. O Ipea destacou em nota o aumento de 5,6% no consumo de energia em maio em relação ao abril, embora na comparação com maio de 2008 teve havido uma queda de 2,9%.

 

Os automóveis cresceram 2,3% em relação a abril, no quinto aumento seguido na série com ajuste sazonal, porém com queda de 8% na comparação com maio de 2008."Com o fim do ciclo de estoques no setor, espera-se que a performance das vendas, atribuída em parte à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), passe a ter efeitos mais significantes sobre a produção", disse o economista Leonardo Carvalho, de acordo com nota do Ipea.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.