Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

iPhone pode virar controle remoto universal

Pedido de patente da Apple reforça rumores de que a empresa planeja lançar um televisor

NAYARA FRAGA, ESTADÃO.COM.BR, O Estado de S.Paulo

24 de março de 2012 | 03h09

Uma patente registrada no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos na quinta-feira reforça os rumores de que a empresa fundada por Steve Jobs está desenvolvendo um televisor. Descoberta pelo site Patently Apple, a patente diz respeito a um controle remoto universal que poderia funcionar com a TV da Apple, TVs de outras marcas e ainda aparelhos de DVDs e gravadores digitais de vídeo.

Entre as características destacadas no documento estariam a possibilidade de o controle se conectar automaticamente à televisão por meio de código e, curiosamente, a criação virtual do controle.

Segundo o Patently Apple, funcionaria assim: você tira uma foto do seu controle remoto atual e a envia para análise na iCloud, plataforma de gerenciamento de arquivos em nuvem. A iCloud, então, devolve uma "cópia virtual" do controle remoto ao seu iPhone. Você pode então comandar sua TV com o controle remoto universal da Apple e desfrutar de todos os recursos e, provavelmente, produtos e serviços ligados a esse novo controle.

A Apple diz no documento que o equipamento também seria capaz de controlar dezenas de aparelhos de vídeo e áudio, além de sistemas de automação, embora não detalhe como funcionaria essa interação.

Chave. O controle serviria para acender e apagar luzes ou travar portas. A empresa, aliás, já teria pedido registro de patente relacionada ao uso do iPhone como chave para portas por meio do sistema Near Field Communication (NFC), usado nos celulares carteiras.

O pedido de patente foi originalmente feito em 2010, mas publicado apenas na quinta-feira. Isso não significa que o controle realmente será desenvolvido. Mas os rumores crescentes em torno de uma TV HD da Apple sinalizam um possível apetite da empresa por um papel de destaque no mercado de TVs (e controles). Aparecem como responsáveis pela criação Fletcher Rothkopf e Stephen Lynch.

A companhia já oferece o aplicativo "Remote" como controle do iTunes e da Apple TV (reprodutor de mídia digital), que pode ser baixado ou não pelo usuário.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.