PUBLICIDADE

Publicidade

Imposto de Renda 2022: declaração de valores recebidos com aluguel requer atenção

Na prestação de contas ao Fisco, dedutibilidade de valores gastos com educação tem limite

Foto do author Felipe Siqueira
Por Felipe Siqueira
Atualização:

Possui dúvidas se você é obrigado a declarar IR neste ano? Ouça o boletim Entenda Seu IR

Para a declaração do Imposto de Renda 2022, quem recebe valores provenientes de aluguel precisa se atentar a um detalhe simples, mas que altera completamente o modo de preenchimento da prestação de contas ao Fisco: quem pagou os valores era pessoa jurídica ou pessoa física?  

Fachada de prédio da Receita Federal em Santo André, São Paulo; para um pagador PF, o processo é mais longo e já deveria ter sido feito em sua maior parte no ano passado Foto: Felipe Siqueira/Estadão

PUBLICIDADE

Se for PJ, a dinâmica é semelhante ao salário recebido por trabalhador com carteira assinada, já que a quantia é tributável. Na ficha de “Rendimentos Recebidos de Pessoa Jurídica”, o contribuinte irá preencher o CNPJ, nome de quem pagou e o valor recebido. Os outros espaços não precisam ser preenchidos. 

Já para um pagador PF, o processo é mais longo e já deveria ter sido feito em sua maior parte no ano passado. Isso porque, mês a mês, o cidadão precisa recolher o Carnê-Leão. Por conta disso, como explica a professora especialista em direito tributário da FGV Direito Rio Bianca Xavier, agora, basta importar os dados do programa Carnê-Leão para a plataforma da Receita Federal para o Imposto de Renda. Isso será feito na ficha de “Rendimentos Recebidos de Pessoa Física/Exterior”, com o botão “Importar Dados do Carnê-Leão”, por meio de conta Gov.br ou “Código Acesso”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.