finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

IRPF: Receita intima 158 mil contribuintes

A Receita Federal intimou 158.094 contribuintes pessoas físicas com indícios de infrações na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Segundo o subsecretário de fiscalização da Receita, Caio Cândido, a maior parte das fraudes foi identificada em declarações entregues em 2011, com o ano-base de 2010. Segundo ele, todas as investigações foram abertas este ano até o dia 15 de abril.

RENATA VERÍSSIMO, Agencia Estado

20 de abril de 2012 | 13h07

A Receita espera abrir mais 200 mil fiscalizações, nas quais já estarão declarações entregues em 2012. Entre as principais irregularidades estão omissão de rendimento por profissionais liberais; declaração falsa de pagamentos de médicos no exterior, de pensões alimentícias e para previdência privada.

O subsecretário disse que a verificação dos dados da declaração começa no momento da emissão dos dados para a Receita. Se o contribuinte, por exemplo, apresentou o nome de uma entidade de previdência privada com CNPJ que não existe, a declaração sequer é recebida pelo Fisco. A previsão da Receita é que as operações deste ano devem somar valores em torno de R$ 6 bilhões que o governo tentará recolher para os cofres públicos.

No ano passado, a Receita fiscalizou 385.151 contribuintes pessoas físicas, que levaram a autuações no valor de R$ 5,8 bilhões (imposto, multa e juros). Os principais focos foram donos de empresas, profissionais autônomos, funcionários públicos, aposentados, profissionais técnicos e profissionais liberais.

Tudo o que sabemos sobre:
IRPFReceitaintimação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.