PUBLICIDADE

Publicidade

Itaipu está imune aos problemas políticos dos dois países, diz Sameck

O diretor geral da Itaipu Binacional declarou ao Estado que a empresa binancial "está imune" aos problemas políticos do Paraguai e Brasil

Por Tania Monteiro e de O Estado de S. Paulo
Atualização:

RIO - O diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Sameck, declarou ao Estado que a empresa binancial "está imune" aos problemas políticos dos dois países. Sameck lembrou que, da mesma forma que não houve interferência política na empresa quando o ex-presidente Fernando Collor sofreu o impeachment, não haverá agora com o processo de impeachment de Lugo.

PUBLICIDADE

Segundo Sammeck a Itaipu "é um território binacional" e "problema do Paraguai é do Paraguai, assim como problema do Brasil, é do Brasil". Para ele, "a empresa está bem blindada" e "não será atingida", porque existem regimentos rígidos em vigor, que sempre foram respeitado. Sameck comentou ainda que está há nove anos na empresa e que, neste período, sete diretores gerais já foram substituídos e "não houve falta de um único quilowatt de energia por causa das mudanças". Em seguida, assegurou: "e vai continuar assim".

Questionado se poderiam ser colocadas tropas federais para garantir a segurança da área da empresa, Sameck respondeu: "nenhuma possibilidade disso acontecer". Na opinião do presidente da Itaipu, "não há nenhuma necessidade de qualquer tropa federal para garantir as instalações". E emendou: "temos uma segurança interna que pode muito bem fazer qualquer proteção à área". Ele lembrou que a área onde ocorreram os conflitos está a quase 300 quilômetros da usina, ao norte de Itaipu.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.