Itália pode reabrir programa de crédito aos bancos

O Ministério da Economia da Itália informou que está pronto para reabrir um programa de financiamento para bancos após o resultado dos testes de estresse da União Europeia. Os cinco bancos italianos que participaram dos testes e foram aprovados são o UniCredit, Intesa Sanpaolo, Banca Monte dei Paschi di Siena, UBI Banca e Banco Popolare.

ÁLVARO CAMPOS, Agencia Estado

23 de julho de 2010 | 16h34

"Em linha com a política da União Europeia, mesmo não havendo nenhum sinal mostrando que os bancos italianos precisem utilizar esses instrumentos, o governo da Itália vai reabrir essa linha" dos chamados bônus Tremonti, disse o ministério em um comunicado. Segundo o ministério, a Comissão Europeia, para preservar a confiança do mercado, concordou com a necessidade de criar ou manter sistemas nacionais que permitiriam um apoio financeiro público, se necessário.

O Banco Central da Itália também disse em um comunicado que vai avaliar cuidadosamente os resultados dos testes, mas que no geral eles mostram que os bancos do país têm habilidade para absorver o impacto de uma deterioração significativa nas condições de mercado e macroeconômicas. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
bancosteste de estresseUEItália

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.