PUBLICIDADE

Ivan Monteiro, da Petrobrás, é cotado para assumir o Banco do Brasil

Atual presidente da estatal permanece no cargo até a nomeação de Roberto Castello Branco para o comando da petroleira, em janeiro

Foto do author Renata Agostini
Por Renata Agostini
Atualização:

RIO - O futuro governo deseja que o atual presidente da Petrobrás, Ivan Monteiro, permaneça na administração Jair Bolsonaro. Há conversas para que ele assuma o comando do Banco do Brasil. A proposta foi feita a Monteiro pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, apurou o Estado.

Caso essa negociação se confirme, o comando da Caixa poderia ficar nas mãos de Rubem Novaes, ex-diretor do BNDES e professor da FGV, ou de Pedro Guimarães, sócio do Banco Brasil Plural, explicou uma fonte que tem conhecimento direto das tratativas.

Equipe de Jair Bolsonaro quer que Ivan Monteiro, atual presidente da Petrobrás, permaneça na administração Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

PUBLICIDADE

Na manhã desta segunda-feira, 19, foi confirmado pela assessoria de Guedes que o economista Roberto Castello Branco aceitou o convite para assumir o comando da estatal petroleira. A informação foi antecipada pelo Estado.

A Petrobrás enviou nota ao mercado nesta segunda em que confirma que Ivan Monteiro deixará a companhia a partir de 1.º de janeiro de 2019. 

O trabalho de Monteiro à frente da Petrobrás era bem avaliado por Guedes e havia disposição para que ele seguisse no comando da petroleira. Ivan Monteiro mostrou-se, contudo, reticente em permanecer por mais um período na estatal.

De acordo com relato feito à reportagem do Estado, ele argumentou a Guedes que o trabalho de reestruturação financeira já havia sido feito na companhia e descreveu o desgaste a que se submeteu nos últimos anos como empecilho para sua confirmação.

Banco do Brasil afirma que não houve  manifestação da União sobre indicação

Publicidade

O Banco do Brasil informou nesta segunda-feira, 19, em resposta a questionamento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que "não houve manifestação do acionista controlador sobre a intenção da Presidência da República em exercer sua prerrogativa" de indicar um nome para presidir a instituição.

A CVM questionou o BB sobre notícias de que o atual presidente da Petrobrás, Ivan Monteiro, foi sondado pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, para presidir o Banco do Brasil no governo de Jair Bolsonaro. O comando do BB mudou recentemente, com a saída de Paulo Caffarelli, que assumiu a Cielo, e a escolha de Marcelo Labuto, até então vice-presidente de negócios de varejo do banco.

Hoje, foi confirmado que Roberto Castello Branco ocupará a presidência da Petrobrás no novo governo, substituindo Monteiro, que deixa a companhia em 1º de janeiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.