Jaguar Land Rover vai produzir na China

Uma nova joint venture verá pela primeira vez a fabricação dos carros Jaguar e Land Rover (JLR) na China. A montadora de luxo britânica anunciou ontem acordo com a chinesa Chery Automobile para a instalação de uma fábrica em Jiangsu, cidade próxima a Xangai. O nome da empresa criada com a parceria será Chery Jaguar Land Rover Automotive.

LONDRES, O Estado de S.Paulo

19 de novembro de 2012 | 02h04

O negócio, segundo a montadora britânica, envolve US$ 1,6 bilhão. A joint venture prevê também a fabricação conjunta de carros voltados especificamente para o mercado chinês.

A cerimônia com a pedra fundamental onde será construída a fábrica foi realizada ontem com a presença de Ratan Tata e Ralph Speth, respectivamente, presidente do conselho e presidente executivo da JLR, e Yin Tongyao, presidente executivo da Chery. "Juntos, vamos trabalhar para produzir modelos avançados para os consumidores chineses", declararam conjuntamente os presidentes executivos das duas montadoras.

As duas companhias receberam recentemente a aprovação formal do governo chinês para a joint venture, e a nova planta deve ficar pronta para operar em 2014.

O projeto inclui ainda um centro de desenvolvimento e pesquisa e uma unidade para a produção de motores.

Até outubro, as vendas da JLR para a China cresceram 78%. Não foram anunciados detalhes sobre a capacidade de produção, mas a agência chinesa Xinhua disse no mês passado que a fábrica produziria 130 mil veículos por ano, a maioria Land Rover e Jaguar. / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.