Japão e China negociarão exploração de gás no Mar do Leste em maio

O Japão pediu a reunião para que empresas japonesas possam participar de projetos que envolvem os disputados campos de gás de Shirakaba

Clarissa Mangueira, da Agência Estado,

28 de abril de 2010 | 11h53

O Japão e a China concordaram em promover conversações, no dia 4 de maio, em Pequim, sobre o desenvolvimento de um disputado campo de gás do Mar do Leste da China, afirmou a agência de notícias Kyodo News, citando pessoas próximas às negociações. O encontro será o primeiro com a participação de uma equipe sênior de ambos os lados sobre a questão desde junho de 2008, quando os dois países concordaram em explorar conjuntamente os recursos de gás.

 

O Japão pediu a reunião na esperança de que as discussões continuarão a abrir caminho para que empresas japonesas participem de um projeto envolvendo um dos disputados campos de gás conhecido como Shirakaba no Japão.

 

Como parte do acordo alcançado em 2008, a China concordou em permitir que as companhias japonesas investissem no projeto em Shirakaba, ou campo de gás Chunxiao. A China já tinha iniciado a o desenvolvimento do projeto na época.

 

Os participantes do próximo encontro deverão afirmar a necessidade de estabelecer um pacto bilateral que contenha detalhes de como implementar um projeto de desenvolvimento conjunto, disseram as fontes, acrescentando que as equipes também deverão trocar opiniões sobre quando iniciar as negociações para a assinatura da parceria.

 

A disputa pela exploração de gás provém da demarcação indeterminada do Mar do Leste da China, onde as áreas econômicas exclusivas requisitadas pelos dois países se sobrepõem. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
JapãoChinagásMar do LesteShirakaba

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.