seu bolso

E-Investidor: O passo a passo para montar uma reserva de emergência

Japão e EUA fecham acordo para discutir livre comércio

O Japão fechou ontem um acordo com os Estados Unidos para participar efetivamente das negociações para um pacto de livre comércio Trans-Pacífico (TPP, na sigla em inglês).

O Estado de S.Paulo

13 de abril de 2013 | 02h09

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, fez o anúncio do acordo, dizendo que o pacto trará benefícios econômicos e de segurança na região e que espera que o Japão tenha um papel de liderança na elaboração das regras do TPP.

O acordo com os EUA era o principal obstáculo do Japão para participar das negociações, já que Washington é o negociador dominante nas conversas de livre comércio. Segundo Abe, Tóquio integrará formalmente as conversas "assim que possível".

Descrevendo o pacto como parte de uma estratégia de longo prazo, Abe disse que ele não apenas beneficiará o Japão e a região asiática em termos econômicos, como também será significativo no que diz respeito à segurança, "já que tomaremos decisões com países aliados, como os EUA, que compartilham valores universais de liberdade e democracia".

A entrada do Japão nas negociações deverá ser agora submetida à aprovação do Congresso dos EUA. Outras nações envolvidas nas conversas já apoiaram a participação de Tóquio, segundo o ministro da Economia japonês, Akira Amari.

A expectativa é que o Japão comece a participar das negociações em julho. As conversas, que se arrastam há anos, poderão ser concluídas até o fim do ano. / DOW JONES NEWSWIRES

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.