Japão e EUA protocolam queixa na OMC contra Argentina

Desde que o país latino-americano começou a exigir licenças para a entrada de produtos de outros países, empresas foram forçadas a adiar embarques, segundo oficiais japoneses 

Sergio Caldas, da Agência Estado,

21 de agosto de 2012 | 11h55

TÓQUIO - O Japão e os Estados Unidos protocolaram nesta terça-feira, 21, uma queixa contra a Argentina na Organização Mundial do Comércio (OMC) por Buenos Aires ter imposto restrições a uma série de importações, informou a agência de notícias Kyodo News.

Desde que a Argentina começou a exigir licenças para permitir a entrada de produtos comprados de outros países, uma série de montadoras japonesas e outras empresas foram forçadas a adiar embarques, disseram oficiais japoneses, acrescentando que Tóquio já fez vários apelos ao país latino-americano para que reveja a prática.

As exportações anuais do Japão à Argentina, principalmente compostas por veículos, autopeças e aparelhos elétricos, somam aproximadamente 100 bilhões de ienes (US$ 1,26 bilhão). No sentido contrário, os argentinos vendem cerca de 85 bilhões de ienes (US$ 1,07 bilhão) por ano aos japoneses. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
JapãoArgentinaqueixaOMC

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.