Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Japão oficializa orçamento extra recorde de US$ 145 bi

O Japão promulgou hoje o orçamento extra recorde de 13,93 trilhões de ienes (US$ 145,1 bilhões), que permitirá que o governo do país execute novas medidas de estímulo à economia japonesa, após dois trimestres em que a produção econômica registrou contração de dois dígitos.

ANA CONCEIÇÃO E NATHÁLIA FERREIRA, Agencia Estado

29 de maio de 2009 | 09h19

O orçamento suplementar contém redução da carga tributária e gastos que representam 3% da produção econômica anual do Japão. As medidas vão de ajuda para desempregados a projetos públicos para subsidiar a demanda por automóveis e produtos eletrônicos.

O orçamento foi oficializado após aprovação na Câmara Alta, controlada pela oposição ao primeiro-ministro, Taro Aso, e na Câmara Baixa. É o quarto pacote de estímulo adotado pelo Japão desde agosto e o maior da história do país.

Veículos

As exportações de carros, caminhões e ônibus no Japão caíram 64,7% em abril deste ano ante abril do ano passado, no sétimo mês consecutivo de declínio, informou hoje a Associação de Fabricantes de Automóveis do Japão. As exportações totalizaram 206.456 veículos no mês passado, ante 584.059 veículos um ano antes.

Já a produção de carros, caminhões e ônibus caiu 47,1% em abril, em relação a abril de 2008, também no sétimo mês consecutivo de declínio. No mês passado, a produção totalizou 485.405 veículos, ante 917.951, na mesma base de comparação.

A demanda doméstica por veículos em abril totalizou 284.035 veículos, queda de 23% em relação ao ano anterior. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
criseJapãoorçamento

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.