Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

Japão prepara plano para lidar com valorização do iene

O governo japonês planeja finalizar ainda nesta semana a compilação do pacote de medidas para lidar com o iene valorizado, segundo afirmou o ministro da Economia do Japão, Motohisa Furukawa. O pacote vai incluir o reforço dos fundos criados pelo governo quando anunciou seu primeiro conjunto de medidas contra a valorização cambial, em agosto.

HÉLIO BARBOZA, Agencia Estado

19 de outubro de 2011 | 07h50

"Tomaremos não apenas medidas defensivas, mas também medidas ofensivas para lidar com o iene forte, tais como aquelas para incentivar as empresas a tirar vantagem disso", afirmou Furukawa. "Vamos montar uma estrutura econômica que seja adaptada para uma moeda forte."

As declarações do ministro estão em linha com o que disseram técnicos do governo na sexta-feira. Eles minimizaram a possibilidade de o governo adotar um polêmico imposto sobre transações cambiais para desencorajar a compra especulativa do iene. Mas um técnico disse que o governo "não vai descartar nenhuma opção" para estancar a alta da moeda.

Operadores de câmbio em Tóquio dizem que o anúncio não vai levar a um enfraquecimento imediato do iene porque o governo já revelou as linhas gerais do pacote quando anunciou as medidas de agosto. Mas, também de acordo com operadores, algumas medidas a serem reveladas nesta semana, como a criação de um ambiente no qual as empresas japonesas possam comprar mais facilmente matérias-primas no exterior, podem enfraquecer o iene no longo prazo, pois essa compra incluiria a venda de ienes no processo. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Japãoienevalorização

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.