João Pessoa é a 20ª cidade do País a ter TV digital

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou hoje a liberação de canais de TV digital para três emissoras de João Pessoa: a TV Cabo Branco (Globo), a TV João Pessoa (Record) e a TV Tambaú (SBT). Com isso, a capital paraibana é a vigésima cidade brasileira a ter transmissão digital de TV. A expectativa do ministro é de que até o fim deste ano todas as capitais do País e 35 cidades polos já contem com o novo sistema.

GERUSA MARQUES, Agencia Estado

17 de junho de 2009 | 12h55

Costa disse que o calendário atual está dois anos adiantado em relação à previsão inicial. A inauguração da TV digital em João Pessoa seria, inicialmente, em julho de 2011.

O ministro voltou a falar, na cerimônia de liberação dos canais, dos planos do governo brasileiro de expandir o sistema nipo-brasileiro de TV digital para outros países da América do Sul. "Tenho absoluta certeza de que vamos fazer do sistema nipo-brasileiro um sistema sul-americano." Costa disse que estão avançadas as negociações com a Argentina e o Chile para adoção do padrão japonês com inovações tecnológicas desenvolvidas no Brasil.

Durante discurso, o ministro mostrou entusiasmo com a qualidade da transmissão e da imagem do sistema digital: "Com a TV digital, 100% da imagem é perfeita", afirmou. A TV digital foi inaugurada no Brasil em dezembro de 2007, na cidade de São Paulo. A previsão do governo é de que o novo sistema esteja operando em todo o País até 2016, quando o sistema analógico será desligado.

Tudo o que sabemos sobre:
TV digitalHélio Costa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.