portfólio

E-Investidor: qual o melhor investimento para 2020?

Juros para empresas e consumidores caem em fevereiro

Taxa média das operações de crédito com recursos livres vai a 41,3% ao ano, segundo dados do BC

Fabio Graner, da Agência Estado,

26 de março de 2009 | 11h06

A taxa de juros média das operações de crédito com recursos livres recuou de 42,4% ao ano em janeiro para 41,3% ao ano em fevereiro, segundo informou nesta quinta-feira, 26, o Banco Central. A taxa de juros para pessoas jurídicas recuou de 31% para 30,8% na mesma comparação, enquanto que, para pessoas físicas, passou de 55,1% para 52,7% ao ano. Parte dessa queda da taxa de juros se deveu ao recuo dos spreads.

 

Veja também:

linkNovas concessões de crédito no País recuam 7,7% em fevereiro

linkInadimplência entre consumidores é a maior em quase 7 anos

 

O spread médio geral caiu de 30,5 pontos porcentuais para 29,7 pontos porcentuais. O spread médio para pessoa física caiu 2,1 pontos porcentuais no mês para 41,5 pontos porcentuais, enquanto que o spread para as empresas teve ligeira alta de 0,1 ponto para 18,9 pontos porcentuais. Apesar da queda nos juros e no spread médios, em ambos os casos as taxas estão acima do verificado em setembro, mês que marcou o início da fase aguda da crise financeira internacional.

 

 

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central(Depec), Altamir Lopes, informou há pouco que o spread médio geral das operações de crédito com recursos livres recuou 0,8 ponto porcentual em março até o dia 16 para 29 pontos porcentuais ao ano em relação ao porcentual de fevereiro. O spread para a pessoa física recuou 0,4 ponto porcentual para 41 pontos porcentuais. Para a pessoa jurídica, o spread recuou 1,2 ponto porcentual para 17,7 pontos porcentuais.

 

A taxa de juros média praticada no sistema financeiro no crédito livre em março até o dia 16 ficou em 40% ao ano, com queda de 1,3 ponto porcentual em relação à posição de fevereiro. Para a pessoa física, a taxa de juros recuou 1,1 ponto porcentual para 51,5% ao ano. Para a pessoa jurídica, a taxa de juros média caiu 1,6 ponto porcentual para 29,2% ao ano.

Tudo o que sabemos sobre:
Crise FinanceiraCréditoJuros

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.