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Karsten com sobrenome Trussardi

Fabricante catarinense de produtos de cama, mesa e banho compra grife da família Trussardi para entrar no segmento de luxo

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O empresário Romeu Trussardi, neto do fundador da fabricante de cama, mesa e banho de luxo, passou mais de 60 anos da sua vida fazendo o mesmo trajeto, de casa para a fábrica, no bairro de Santo Amaro, zona sul de São Paulo. Perto de completar 80 anos, Trussardi decidiu "descansar um pouquinho". A partir de hoje, a Trussardi - criada no fim do século 19 por um imigrante italiano - passa para as mãos da também centenária Karsten, de Santa Catarina. "As circunstâncias me levaram a vender a empresa. Já imaginava como seria a sucessão", diz Trussardi, pai de dez filhos. "Como houve interesse de uma empresa boa, acabamos optando pela venda."O acordo foi assinado na sexta-feira, após quase um ano de negociações. Trata-se de um negócio de R$ 28 milhões, mas estratégico para o portfólio da Karsten. "Sentimos falta de uma marca mais forte voltada para o público de maior poder aquisitivo", explica o presidente da Karsten, Alvin Rauh Neto. "É um público menor, mas que responde por 20% do consumo de cama, mesa e banho do País." Com a compra da Trussardi, a Karsten também ganha distância da Teka no ranking do setor. Até 2008, a Teka era a segunda maior fabricante de cama, mesa e banho do País, atrás da Coteminas. No ano passado, a Karsten passou a concorrente, com uma pequena folga. Agora, vai somar os R$ 40 milhões de faturamento da Trussardi aos seus R$ 385 milhões registrados em 2009. "Há potencial para aumentar o faturamento para R$ 50 milhões. Vamos ampliar o mix de produtos e melhorar a distribuição da Trussardi", explica Neto.A rede de lojas Trousseau, que nasceu como um negócio independente e é tocada por um dos filhos de Romeu, não foi incluída na transação. Rodolfo, o único dos filhos que se dedicava integralmente à fábrica, vai continuar acompanhando a operação no período de transição. O patriarca ainda não sabe o que vai fazer. "Ainda não assimilei a venda. Preciso saber onde vou montar meu escritório", conta Trussardi, dando a entender que "descansar" não significa se aposentar.Crise. Ao contrário da Coteminas - que virou líder de mercado graças a um movimento de consolidação, que incluiu operações no exterior -, essa é a primeira aquisição da Karsten em 128 anos de história. A companhia, como toda a indústria têxtil nacional, sobreviveu a uma série de crises ao longo do tempo. A mais recente foi há quatro anos, quando as exportações, responsáveis por 60% do faturamento, começaram a despencar. No ano passado, esse porcentual era de apenas 7%. Por sorte, o mercado interno tornou esse golpe menos duro. Nos últimos três anos, o faturamento da companhia ficou na casa dos R$ 380 milhões. "Com as mudanças cambiais, a competição dos asiáticos e o custo Brasil, as fabricantes nacionais perderam competitividade no exterior", explica Neto, o segundo presidente desde que a empresa decidiu profissionalizar a gestão, há cinco anos - não por acaso, no auge da crise.A grande diferença, agora, é que boa parte das peças exportadas pela companhia sai das fábricas com as marcas Karsten e Casa In, linha mais popular vendida em supermercados. Antes da queda nas exportações, a Karsten usava nas suas peças as etiquetas dos seus clientes internacionais. Com a compra da Trussardi, a ideia é reforçar a estratégia de marca, levando a grife de luxo para o exterior.CRONOLOGIATrajetórias centenáriasTrussardi1898A indústria de adornos para vestuário Trussardi é fundada por uma família italiana l1920/1930Começa a fabricar cintos, suspensórios e ligasl1968Um incêndio na sede leva a empresa à ruína. A saída é a fusão com a fábrica de bordados Irmãos Farah Nassifl1993Trussardi desfaz a fusão e se especializa no setor de cama, mesa e banho. Karsten1882Fundada em SC a fábrica de tecidos para vestuário Roeder, Karsten & Hadlich l1886Johann Karsten assume a empresal1916Johann passa a fábrica a seus filhos, Christian e João Karsten, que iniciam a produção de toalhas de mesal1960/1970Período de modernização da empresa, que passa a produzir toalhas de banho

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