Kasinski vai fabricar bicicletas e motos elétricas no Rio de Janeiro

Montadora chinesa, que comprou marca brasileira, vai investir R$ 20 milhões para produzir 10 mil unidades por mês

Glauber Gonçalves / RIO, O Estado de S.Paulo

30 de outubro de 2010 | 00h00

A montadora Zongshen do Brasil, de capital chinês, anunciou ontem que sua primeira fábrica de bicicletas e motos elétricas no País vai ser instalada em Sapucaia, no interior do Rio.

Atraída por incentivos tributários oferecidos pelo governo estadual, a empresa investirá R$ 20 milhões, numa primeira fase, para produzir 10 mil unidades por mês, informou o presidente da empresa, Claudio Rosa Junior.

Rosa Júnior apresentou ontem os planos da nova fábrica, ao lado do governador Sérgio Cabral, no Palácio Laranjeiras.

"A questão dos veículos elétricos está alinhada ao conceito de sustentabilidade. Essa filosofia vai desde a construção à distribuição. A fábrica será erguida com o selo verde", disse o executivo, antes de sair do Palácio Laranjeiras com o governador.

Cabral testou uma scooter que começará a ser produzida em meados de 2011 pela Zongshen do Brasil.

A empresa resultou da compra da brasileira Kasinski pelo grupo chinês Zongshen, em junho de 2009.

Cabral pareceu surpreso quando soube que os componentes dos veículos seriam importados e cobrou que a empresa busque parceiros que possam produzir as autopeças no País.

"Precisamos trazer tecnologia", disse Cabral.

Importações. Rosa Júnior declarou que a intenção é, no futuro, substituir as peças importadas por nacionais. Segundo ele, as peças ainda não são encontradas no País.

Rosa Júnior afirmou que a empresa está conversando com a fabricante de autopeças Bosch para produzir os componentes no Brasil.

Com potencial de mercado ainda desconhecido, o setor de veículos elétricos poderá ser estimulado por compras do governo fluminense, disse Cabral. "O governo vai se preparar para financiar os veículos para policiais, professores e agentes de saúde. Em âmbito federal, podem também ser vendido para os Correios", disse após consultar integrantes do governo sobre a possibilidade durante a cerimônia.

Modelos. Na unidade de Sapucaia, serão produzidos sete modelos. As bicicletas, com autonomia de 40 quilômetros, devem chegar ao mercado por cerca de R$ 1.700. Já a linha de scooters terá três modelos, entre os quais um de alto desempenho, que pode alcançar velocidade de 110 quilômetros por hora.

Uma das scooters já é produzida pela empresa em sua unidade de Manaus, dedicada à produção de veículos a combustão. O modelo está disponível do mercado por R$ 5.290. O plano da empresa é transferir a fabricação para a unidade de Sapucaia. Inicialmente, a empresa começará a produzir em um prédio cedido pela prefeitura, até que a planta seja finalizada.

Os veículos elétricos não são poluentes, pois não queimam combustível para funcionar. A bateria pode ser carregada em uma tomada de 110 ou 220 volts e a autonomia média das motos é de 60 quilômetros. Segundo Rosa Junior, a empresa mantém conversas com a distribuidora de energia Light para estudar a viabilidade da instalação de postos de abastecimento.

Apesar de festejada como uma solução limpa, os veículos elétricos ainda levantam dúvidas sobre sua viabilidade comercial, principalmente pelas limitações de autonomia e pelos preços, em geral mais altos. A estratégia da Zongshen, porém, é levar os produtos ao mercado a um preço semelhante ao dos veículos convencionais para popularizá-los.

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