Kátia Abreu elogia 'novo modelo de política agrícola'

A presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO), disse em discurso durante o lançamento do Plano de Safra 2012/13, no Palácio do Planalto, que o pacote de medidas anunciado pelo governo "é um novo modelo de política agrícola".

VENILSON FERREIRA, Agencia Estado

28 de junho de 2012 | 11h51

Ela destacou a ênfase dada pelo governo ao seguro rural para garantir a renda no campo e elogiou o programa de apoio à classe média rural (Pronamp), que desvia os recursos "da mão de meia dúzia para milhares de produtores rurais".

Outro ponto destacado pela senadora é a intenção do governo de retomar os investimentos na extensão rural, que irão beneficiar os pequenos produtores e a classe média rural. Segundo a senadora, dos 5 milhões de agricultores brasileiros, 3 milhões não conseguem extrair da terra recursos para assegurar o bem estar de suas famílias.

Kátia Abreu enalteceu, ainda, o posicionamento do governo brasileiro durante a Rio+20, "pois o Brasil não se rendeu ao coro das novas utopias, que não têm olhos para o concreto de hoje, quando pessoas pobres padecem mais que a própria natureza". Na opinião da senadora, "regredir às formas primitivas não vai melhorar a natureza e nem melhorar as condições dos agricultores pobres".

A senadora salientou a importância de incentivo à irrigação, pois do potencial de 29 milhões de hectares são utilizados apenas 5 milhões de hectares. Ela acredita que, por meio do incentivo a agricultura de baixo carbono, será possível recuperar 40% das áreas degradas e aumentar a produção para 400 milhões de toneladas de grãos.

A senadora entregou à presidente Dilma Rousseff o primeiro cartão de acesso ao sistema informatizado de dados agropecuários, o PGA (Plataforma de Gestão Agropecuária), que está sendo desenvolvido pela CNA em conjunto com o Ministério da Agricultura. O novo sistema permitirá que o agricultor possa atualizar os dados de controle da movimentação do rebanho por meio da internet.

Tudo o que sabemos sobre:
PlanosafraCNA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.