Leilão A-0 não ocorrerá em maio e não há previsão de nova data

O leilão de energia A-0 não será mais realizado em maio e não há previsão de nova data, disse o diretor-geral interino da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, nesta terça-feira.

Reuters

23 de abril de 2013 | 13h32

Rufino relembrou que para o leilão ser realizado em maio, como estava previsto, o edital teria que ser aprovado até o final deste mês, o que não irá ocorrer. "O Ministério de Minas e Energia avaliou que agora talvez não seja o melhor momento (de fazer o leilão)", disse Rufino a jornalistas, destacando que não há nova data prevista para leilão.

Uma fonte do governo disse à Reuters, na semana passada, que estava sendo cogitada a possibilidade de o leilão não mais ser realizado devido aos elevados preços de energia no mercado de curto prazo, o que poderia afastar os geradores de ofertar energia para venda no leilão.

"O Ministério analisa qual o melhor momento, isso tem a ver com o preço, com a expectativa de ter ofertantes", disse Rufino nesta terça-feira.

Questionado sobre se o leilão poderia deixar de ser feito, Rufino disse: "Em tese, pode. Mas quem define se vai e quando vai ser feito é o Ministério".

(Por Leonardo Goy)

Tudo o que sabemos sobre:
ENERGIALEILAOA0*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.