PUBLICIDADE

Leilão do pré-sal deve iniciar no 1º semestre de 2010, diz Lobão

Ministro ressalta que serão cobrados os chamados bônus de assinatura das empresas vencedoras da disputa

Por Leonardo Goy e da Agência Estado
Atualização:

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quarta-feira, 23, que o primeiro leilão de blocos de produção petrolífera na camada pré-sal deverá ser realizado no primeiro semestre de 2010. "Assim que as leis forem aprovadas faremos o primeiro leilão no regime de partilha", disse em entrevista durante o Seminário "Pré-sal e o Futuro do Brasil" realizado em Brasília.

 

Veja também:

PUBLICIDADE

 

Ele ressaltou que nos leilões serão cobrados os chamados bônus de assinatura das empresas vencedoras da disputa. Segundo Lobão, o bônus será uma espécie de "adiantamento" dos recursos da partilha que começarão a entrar efetivamente nos cofres da União apenas quatro ou cinco anos após os leilões. O valor do bônus será definido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

 

Durante sua palestra, Lobão criticou o valor dos bônus que eram pagos no sistema de concessão. "Em geral, eram valores insignificantes." Na entrevista, o ministro também reforçou que o governo vai estimular associações entre a mineradora Vale e a Petrobrás, bem como outras empresas, para a produção de fertilizantes. "Estamos estimulando e garantindo recursos para isso."

 

Lobão afirmou ainda que, pelas contas da Petrobrás, em dois anos o Brasil será autossuficiente em gás natural. Ele sinalizou no entanto que o País não deixará de comprar gás da Bolívia por isso. "Não há nenhum dano nisso (continuar importando da Bolívia)."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.