Lenovo e NEC criam joint venture de computadores do Japão

Empresas também exploram cooperação estratégica em outras áreas

Agência Estado,

28 de janeiro de 2011 | 12h56

A Lenovo e a NEC Corporation (NEC) anunciaram uma relação estratégica que cria uma joint venture entre as duas empresas e forma o maior grupo de computadores pessoais do Japão. O acordo alinha a NEC, a mais importante empresa de computadores pessoais do Japão à Lenovo, um dos cinco maiores fabricantes de computadores, e a de mais rápido crescimento do mundo. A nova joint venture dá à Lenovo e à NEC uma oportunidade única de desenvolver seus negócios de computadores comerciais e de consumo do Japão,o terceiro maior mercado de computadores pessoais do mundo, através de uma posição de mercado mais forte, de portfólios de produto aprimorados e da ampliação dos canais de distribuição.

A nova joint venture combina a reputação de mercado, as capacidades de desenvolvimento de produtos, o apreciado serviço ao cliente e o conhecimento das necessidades do cliente no Japão, da NEC, com a herança de conhecimento especializado em tecnologia, o forte desempenho global de negócios e o alcance global da cadeia de suprimentos da Lenovo. O empreendimento dará aos clientes japoneses produtos mais inovadores, de mais rápido lançamento no mercado, mais de acordo com as necessidades dos clientes e com preço mais competitivo.

A Lenovo e a NEC formarão o NEC Lenovo Japan Group, e nesse grupo a Lenovo e a NEC estabelecerão uma nova empresa que será conhecida como Lenovo NEC Holdings B.V., registrada nos Países Baixos. De acordo com os termos do acordo, a Lenovo terá 51% de participação na nova joint venture e a NEC terá 49%. Hideyo Takasu, atualmente presidente da NEC Personal Products, Ltd., será presidente e diretor executivo da nova joint venture, e Roderick Lappin, o atual diretor representante e presidente da Lenovo (Japão) Ltd., será o presidente do conselho. A Lenovo (Japão) Ltd. e a NEC Personal Computers, Ltd., uma nova empresa formada pela separação dos negócios de computadores pessoais da NEC Personal Products, Ltd. serão, ambas, empresas subsidiárias integrais da nova joint venture. Como resultado dessa transação e após a sua conclusão, a NEC receberá da Lenovo o montante de US$175 milhões, através de uma emissão de ações da Lenovo.

Há muito tempo, a NEC é a principal empresa de computadores pessoais do Japão, com capacidades de vendas, marketing e distribuição amplamente difundidas. A Lenovo, o quarto maior fabricante de computadores pessoais do mundo* tem atualmente um importante centro de pesquisa, conhecido como Yamato Lab, em Yokohama, Japão, e um escritório principal de vendas em Tóquio. A combinação das operações das duas empresas no Japão ocorrerá imediatamente, com cooperação e colaboração em manufatura, desenvolvimento e vendas. A transação deve ser concluída até 30 de junho de 2011.

O acordo com a NEC é uma combinação perfeita para a nossa estratégia. Ela reforça o nosso compromisso com o negócio central de computadores pessoais, oferecendo, ao mesmo tempo, novas oportunidades importantes para crescimento no Japão, disse Yang Yuanqing, diretor executivo da Lenovo. Temos um longo histórico de inovação no Japão e um firme compromisso com o mercado japonês. Agora, estamos combinando nossas forças globais e o bom desempenho com a liderança de mercado da NEC. É a parceria perfeita para nós e nossos clientes.

A Lenovo é a parceira certa na hora certa para a NEC, e acreditamos que estamos criando uma relação estratégica hoje que beneficiará a NEC e nossos clientes durante muitos anos, disse Nobuhiro Endo, presidente da NEC. Acreditamos que essa aliança irá fortalecer e ampliar ainda mais nossos negócios de computadores no Japão, mantendo o nome da marca NEC e continuaremos a oferecer aos usuários de computadores japoneses produtos de alta qualidade e serviço. Usando essa relação estratégica como um primeiro passo, a NEC vai acelerar a expansão dos negócios de TI em todo o mundo.

Durante e depois da transição das operações independentes para a joint venture, as duas empresas esperam que todas as suas operações com computadores, inclusive o serviço de atendimento ao cliente, a entrega de produtos e o cumprimento de garantias, continuarão como sempre. Os atuais nomes da marca do produto da NEC e da Lenovo continuarão a ser usados e a joint venture vai alavancar os pontos positivos de cada empresa, como as capacidades de desenvolvimento de produto da NEC e os recursos de aquisição da Lenovo para desenvolver e oferecer os produtos mais adequados para todos os usuários do Japão. No que se refere aos produtos de consumo, a NEC e a Lenovo manterão suas marcas próprias e oferecerão vendas e apoio através das rotas existentes. Para os computadores comerciais, a NEC continuará a comercializar produtos e a apoiar os clientes através dos canais atuais da NEC.

Como parte desse alinhamento estratégico, a Lenovo e a NEC concordaram em discutir uma nova cooperação em outras áreas, incluindo a venda de computadores e o fornecimento de apoio global para as empresas japonesas que operam fora do Japão (JOCs), dispositivos de desenvolvimento, produção e venda, como tablets e venda de produtos adicionais da plataforma de TI, por exemplo, servidores.

Tudo o que sabemos sobre:
LenovoNECcomputadortecnologiaJapão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.