Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

Licença para Belo Monte deve sair nos próximos dias

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias, disse hoje que o órgão deverá concluir "nos próximos dias" a análise do licenciamento prévio do projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). "Nos próximos dias, deveremos fechar o parecer", disse.

LEONARDO GOY, Agencia Estado

06 de novembro de 2009 | 19h13

Questionado sobre a demora na liberação do documento, Messias disse que não está havendo nenhum problema com o licenciamento. O que ocorre, disse ele, é que há um grande volume de informações a serem analisadas, tanto do estudo de impacto ambiental fornecido pela Eletrobrás, quanto nas contribuições que foram encaminhadas ao Ibama durante o processo de audiência pública. "Para grandes empreendimentos, grandes análises", disse. Inicialmente, o prazo previsto era 26 de outubro e, posteriormente, ele foi adiado para esta semana.

Messias disse que a licença deverá ser liberada em tempo hábil para a realização do leilão na data prevista pelo governo. O ministério de Minas e Energia quer leiloar o projeto no dia 21 de dezembro. Para isso, o ideal é que a licença saia até 21 de novembro, para que o edital possa ser publicado com um mês de antecedência.

Tudo o que sabemos sobre:
energiausinaBelo MontelicençaIbama

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.