Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Líder, ''''jipinho'''' da Ford deu impulso ao mercado

Após vender 27 mil unidades no ano, montadora deve lançar nova versão do EcoSport

O Estadao de S.Paulo

29 de setembro de 2007 | 00h00

O segmento de utilitários-esportivos no Brasil começou a atrair mais consumidores depois do lançamento, no início de 2003, do EcoSport. Embora alguns concorrentes não o classifiquem como um verdadeiro SUV, o ?jipinho? da Ford impulsionou essa nova categoria no mercado e, até hoje, lidera as vendas do mercado. Seus preços atuais variam de R$ 46 mil a R$ 68,7 mil.Em meados de outubro, a Ford vai lançar a nova versão do modelo, com algumas mudanças estéticas. A segunda geração do EcoSport continuará com motores nas opções 1.6 e 2.0 flexível (roda com gasolina ou álcool) e as mudanças serão basicamente estéticas, com linhas acompanhando o design do novo Fiesta, feito na mesma fábrica do grupo no pólo de Camaçari (BA).No mesmo período em que os brasileiros descobriram os SUVs, o mercado americano - onde o segmento foi criado e cujo consumo está na casa de 3 milhões de unidades ao ano -, praticamente ficou estagnado. Em 2003, as vendas desses tipos de veículos somaram 3,75 milhões de unidades e este ano devem ficar em 3,78 milhões de unidades.COMPACTO EM ALTAA mudança, segundo o sócio-gerente da consultoria Roland Berger nos Estados Unidos, Wim van Acker, ocorreu nos modelos de grande porte, que caíram 25,4% no período, de 857,5 mil unidades para 639,6 mil unidades. Nessa categoria estão os modelos gigantes como Cadillac Scalade, Chevrolet Suburban, Ford Expedition e Dodge Durango.No segmento de SUVs médios como Ford Explorer, Honda CR-V, Toyota RAV e Land Rover houve recuo de 10% nas vendas, de 1,917 milhão em 2003 de unidades para 1,733 milhão de unidades este ano."O declínio foi causado pela migração de clientes de utilitários de grande porte para os modelos de médio porte, assim como o crescimento dos compactos foi reforçado pela migração dos compradores de veículos médios", diz Acker. O preço da gasolina, que vem subindo nos últimos anos, é um dos fatores na mudança de comportamentos dos motoristas americanos.Pelos dados de mercado coletados por Acker junto à consultoria J.D.Power, os SUVs considerados compactos pelos americanos, como os modelos Hyundai Tucson, Ford Scape e Chevrolet Gran Vitara (aqui vendido como Tracker) venderam este ano 1,413 milhão de unidades ante 976,3 mil em 2003.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.