Líderes da UE dão sinal verde para Croácia entrar no bloco

País foi elogiado por seus esforços intensivos, que permitiram que as negociações para a adesão chegassem ao seu estágio final

Priscila Arone, da Agência Estado,

24 de junho de 2011 | 09h28

Os líderes da União Europeia (UE) deram à Croácia, nesta sexta-feira, sinal verde para que o país entre no bloco ao endossar o encerramento das negociações com Zagreb, informou um diplomata.

Os líderes da UE, reunidos em Bruxelas, adotaram a declaração, elogiando a Croácia por seus "esforços intensivos, que permitiram que as negociações para a adesão chegassem ao seu estágio final".

Eles pediram que "todas as decisões necessárias para a conclusão das negociações para a adesão com a Croácia sejam encerradas até o final de junho de 2011", uma autorização de facto para que Zagreb se torne o 28º membro da UE.

Se o processo correr sem problemas, a Croácia vai se unir à UE em 1º de julho de 2013, como proposto pela Comissão Europeia.

A pedido da França e de outros países membros, um sistema de monitoramento será instalado para assegurar que a Croácia conclua as reformas de seu sistema judiciário entre o final das negociações e sua adesão ao bloco.

As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
União EuropeiaGroáciaZagreb

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.