Paulo Sergio/Agência Câmara - 07/06/2022
Paulo Sergio/Agência Câmara - 07/06/2022

Lira estuda como facilitar investimento do exterior

Presidente da Câmara pediu estudos para retirar entraves na tributação que dificultam investimentos estrangeiros em refinarias

Adriana Fernandes, O Estado de S.Paulo

16 de julho de 2022 | 05h00

Como uma das medidas para reduzir os preços dos combustíveis, o presidente da Câmara, Arthur Lira, pediu estudos para retirar entraves na tributação que dificultam investimentos estrangeiros em refinarias. Lira recebeu investidores estrangeiros, que haviam se queixado de que o preço do petróleo vendido pela Petrobras para a China sai mais barato do que o comercializado para as refinarias.

Esse mesmo ponto é recorrentemente relatado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que cobra mudanças nos contratos de venda de petróleo pela Petrobras para retirar os custos de frete e seguro. Esse custo não é pago quando a Petrobras vende óleo bruto para o exterior, por exemplo, com o preço chamado FOB. No caso do FOB, o cliente é quem paga pelo frete e pelo seguro da mercadoria. Já nas vendas para as refinarias no Brasil o preço é o CIF, que incorpora o custo do frete e do seguro.

Em comunicado recente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Petrobras informou que em 2022 realizou um aumento e uma redução no preço de GLP e quatro reajustes de diesel e três de gasolina – frequência “inferior àquelas observadas nos pontos de venda, afetados pela dinâmica dos diversos atores do mercado”.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.