Livro Bege do Fed aponta leve melhora na economia

A fraca economia dos Estados Unidos está melhorando modestamente, com pouca pressão em salários e bens finais, apesar da alta das commodities, indicou nesta quarta-feira o Federal Reserve em um relatório que dá poucas razões para mudar a taxa de juros.

REUTERS

02 de dezembro de 2009 | 17h30

Oito dos 12 distritos do Fed apontaram alguma melhora na atividade econômica desde 21 de outubro. Os quatro demais --Filadélfia, Cleveland, Richmond e Atlanta-- disseram que as condições pouco mudaram ou estão mistas, segundo o Livro Bege.

Mas os mercados imobiliário comercial e a construção não acompanharam a tendência de leve recuperação. Os contatos empresariais afirmaram ao Fed que esses segmentos estão muito fracos e em muitos casos mostrando deterioração.

O combalido mercado de trabalho permaneceu fraco, mas com sinais de estabilização e de uma melhora desigual, acrescentou o Fed.

O relatório dá poucas razões para se preocupar com inflação. Alguns distritos relataram pressões de alta nos preços de commodities, mas pouca ou nenhuma indicação de pressão sobre salários ou algo significativo sobre os preços dos bens finais.

(Por Mark Felsenthal)

Tudo o que sabemos sobre:
MACROLIVROBEGEATUALIZA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.