Livro mostra o valor da reputação nas empresas

Empresas e pessoas bem-sucedidas, que rompem a barreira dos anos sempre em (boa) evidência, têm em comum um tripé que fazem questão de manter, mesmo que instintivamente: sua marca, sua imagem e sua reputação. E são exatamente esses três os pontos investigados por Fernanda de Carvalho, Francisco Britto e Richard House no livro Marca, Imagem e Reputação - A Trajetória de Sucesso de Pessoas e Empresas.

O Estado de S.Paulo

26 de junho de 2012 | 03h08

Para os autores, esses três parâmetros, apesar de toda a sua importância, são, em geral, silenciosos. "Na maioria das vezes, nós apenas ouvimos sobre eles quando alguma coisa dá errado. E não temos paciência com aqueles que perdem muito tempo incrementando suas reputações pública e deliberadamente", dizem os autores.

O livro começa estabelecendo uma diferença entre os três elementos. Marca é o símbolo de cada empresa ou pessoa, aquilo que a identifica da forma mais imediata. A imagem seria quase uma decorrência da marca. E, segundo os autores, a imagem não está ligada diretamente à quantidade ou qualidade da comunicação que fazem. "Empresas que efetivamente mantêm a qualidade e entregam o prometido garantem quase sempre uma boa imagem."

Já a reputação seria "o que os mais diversos públicos pensam e sentem sobre uma pessoa ou empresa com base em informações (ou pior, em desinformações) que acumulam durante um maior espaço de tempo, resultado das diversas iniciativas percebidas ou registradas".

"Quando discutimos o tema reputação, verificamos que é um conceito, uma avaliação que, assim como a imagem, decorre das percepções do públicos e das pessoas individualmente, mas, diferente da imagem, ela é menos fluida por ser construída em um prazo maior de tempo", diz o livro.

Segundo os autores, "marca, imagem e reputação formam um importante tripé no objetivo maior de todas as empresas, seus sócios, colaboradores, clientes e outros mais: a prosperidade".

Para discutir e exemplificar esse tema, os autores foram atrás de empresas e pessoas que construíram ao longo do tempo marcas, imagens e reputações de respeito. Entre as empresas, grupos como a fabricante de bebidas Ambev, o Banco Itaú, a fabricante de cosméticos Natura e o jornal O Estado de S.Paulo. Também foram ouvidos profissionais como os publicitários Roberto Justus e Washington Olivetto, além de uma homenagem ao ex-jogador de futebol Pelé.

O livro, da editora Da Boa Prosa, será lançado hoje, às 19 horas, na Galeria Nara Roesler, à Avenida Europa, 655, Jardim Europa, São Paulo.

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