Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Lobão: código de mineração incentivará exportação

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje que o novo código de mineração, que o governo pretende apresentar até o final do ano, terá "estímulo à exportação de produtos acabados". A afirmação foi feita pelo ministro ao deixar o Instituto Rio Branco, onde deu palestra aos estudantes da carreira diplomática.

LEONARDO GOY, Agencia Estado

22 de outubro de 2009 | 20h06

O governo vem travando uma disputa nas últimas semanas com a mineradora Vale para que a empresa invista mais na siderurgia, para exportar mais aço e menos minério de ferro bruto. Lobão não detalhou qual será o estímulo. O governo, porém, vem sinalizando que poderia passar a taxar as exportações de minério de ferro. Segundo Lobão, ainda não há uma definição sobre isso. "Mas queremos que o Brasil exporte aço acabado e não o minério de ferro bruto", disse, destacando que esse tipo de mudança não é feita de uma hora para outra.

De acordo com o ministro, o novo código já está praticamente pronto e o ministério está, agora, consultando as mineradoras e as associações do setor. "Não queremos fazer nada escondido", disse.

Tudo o que sabemos sobre:
mineraçãocódigoLobão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.