finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Lobão diz que apagão é 'assunto encerrado'

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou hoje que o blecaute da última terça-feira, que deixou 18 Estados brasileiros sem energia, não foi discutido na reunião de hoje do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com autoridades do governo do setor elétrico. "Não tratamos do blecaute. O assunto está encerrado. Conseguimos restaurar o serviço em pouco tempo e já identificamos as causas", disse o ministro, ao deixar a reunião, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

LEONARDO GOY, Agencia Estado

12 de novembro de 2009 | 16h46

Lobão, no entanto, afirmou que o governo analisa providências para "melhorar mais ainda" o sistema, que "já é bom e confiável". Ontem, o ministro disse que o blecaute foi causado "por descargas atmosféricas (raios), ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá (SP)". Essa teria sido a conclusão unânime de todos os órgãos de governo que integram o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico.

Na reunião de hoje em Brasília, segundo Lobão, o principal assunto foi a situação do licenciamento da usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). De acordo com o ministro, a licença ambiental prévia do projeto da hidrelétrica será liberada na próxima segunda-feira.

Tudo o que sabemos sobre:
apagãoenergiaLobão

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.