Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Lobão promete solução para preço de tarifas de energia

Ministro assegura que consumidores brasileiros não serão prejudicados com o erro na tarifação

Adriana Fernandes e Leonardo Goy, da Agência Estado,

29 de outubro de 2009 | 17h13

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, assegurou nesta quinta-feira, 29, que os consumidores brasileiros não serão prejudicados e que o governo busca uma solução para reparar o erro no preço nas tarifas de energia elétrica. "Estamos conversando com a Aneel. Vamos chegar a uma solução. O consumidor não será prejudicado", disse o ministro, durante entrevista coletiva, no Ministério da Fazenda, quando foi feito o anúncio sobre a redução do IPI para produtos da linha branca, com critérios ambientais.

 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, presente à entrevista, não falou sobre o assunto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já admitiu que os consumidores estão pagando tarifas de energia acima do necessário.

 

Isso depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) constatou uma distorção que fez com que as distribuidoras de energia acabassem não repassando para as tarifas os ganhos de escala obtidos nos últimos anos. Por brechas na metodologia de reajustes tarifários, as distribuidoras tomaram para si esses ganhos de escala, ao invés de usá-los na redução das tarifas.

Tudo o que sabemos sobre:
Edison Lobãotarifa de energia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.