Lojas fazem liquidação de saldos do Natal

Promoções começaram em lojas virtuais e prosseguem hoje também nas lojas físicas

Márcia de Chiara, de O Estado de S. Paulo,

26 de dezembro de 2012 | 02h04

Começou ontem a temporada de liquidações das sobras de Natal nas lojas virtuais e as lojas físicas programam promoções a partir de hoje. Os descontos anunciados são significativos e chegam a 70% nas lojas virtuais, incluindo artigos de vestuário, eletrodomésticos e até alimentos, nas lojas físicas. É exatamente esse esforço do varejo para desovar os saldos do Natal que pode acelerar o ritmo da indústria no primeiro trimestre de 2013.

A rede de hipermercados Extra, do Grupo Pão de Açúcar, o maior varejista do País, faz hoje uma desova de saldos de alimentos natalinos e itens de verão. As lojas da rede no País abrem as portas às 7 horas com a campanha batizada de 4ª Extra pós -Natal. A rede informa que a promoção abrange muitos produtos sazonais, como artigos de praia. A lista inclui alimentos, como carne suína, bacalhau, vinhos, cervejas e até carne para churrasco. As aves natalinas terão desconto na casa de 30%.

Os eletroeletrônicos também fazem parte da promoção do Extra, mas só de forma pontual, com alguns itens. A rede programa uma liquidação anual de Natal, onde entrarão todos os itens da loja, a partir de sexta-feira.

Também a Casas Bahia, que integra o Grupo Pão de Açúcar mas está focada só no segmento de eletroeletrônicos, inicia hoje uma liquidação de saldos de Natal. Desde ontem a loja virtual da rede anunciava descontos de até 40% para brinquedos e abatimentos na faixa de 20% para itens da linha branca, que inclui geladeiras, fogões e lavadoras.

Na loja virtual do Ponto Frio, o saldão de Natal começou ontem, com descontos significativos. Uma máquina fotográfica que tira foto em terceira dimensão (3D), por exemplo, era anunciada ontem por R$ 699 no site. O preço normal do equipamento é R$ 1.299. De acordo com o anúncio, é possível parcelar em 12 vezes o pagamento do produto, já com desconto de 46%.

Cópia. A exemplo do que ocorreu no mês passado, quando as lojas brasileiras, tanto físicas como virtuais, tentaram copiar um tradicional evento do varejo dos Estados Unidos, a Black Friday, de hoje até sábado, as lojas virtuais iniciam a "Boxing Week". Em países como Inglaterra, Canadá e EUA, o evento se chama "Boxing Day" e é marcado por uma enxurrada de descontos oferecidos pelas lojas no dia 26 de dezembro. Aqui o período será maior, de quatro dias.

Nesse evento, o site do Walmart programou descontos de até 70% para 23 categorias de produtos, de itens de papelarias a eletroeletrônicos. Esse também será o desconto oferecido pelo site da Dafiti, especializado em artigos de vestuário. "A nossa expectativa é ampliar em 80% as vendas", diz Fábio Gabaldo, diretor do site do Walmart.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.