Lojas fazem saldão antes de a festa acabar

Descontos, que chegam a 70%, começaram a ser concedidos dia 24

Márcia De Chiara, O Estadao de S.Paulo

26 Dezembro 2008 | 00h00

Antes mesmo de o Natal ter acabado, grandes redes de varejo começaram a anunciar os saldões de Natal com descontos de até 70%. Algumas delas realizaram promoções pela internet batizadas de "saldão de Natal" em pleno dia 24 de dezembro, como a loja do Ponto Frio na internet, o PontoFrio. com. Depois de um fim de ano que prometia muito para o comércio de eletroeletrônicos e móveis, mas foi atropelado pelos efeitos da crise financeira que encareceu o crédito, as lojas correm agora contra o tempo para tentar encerrar o mês se aproximando das metas inicialmente traçadas. A partir de hoje, às 7h, até o dia 31, mais de uma centena de lojas da rede Extra, do Grupo Pão de Açúcar, estarão abertas para desovar cerca de mil itens em promoção, a maioria de eletrônicos, portáteis e equipamentos de informática. Com descontos entre 30% e 70% sobre o preço de etiqueta, a empresa pretende ampliar em até 20% as vendas na comparação com o mesmo período do ano passado. Um monitor de LCD de 19 polegadas, cujo preço normal estava em R$ 699, sai por R$ 399 na promoção. Além do abatimento de 42,9%, é possível parcelar a compra em até 15 vezes sem juros no cartão da rede ou em 10 vezes, em qualquer cartão de crédito. As Casas Bahia, que vêm fazendo promoções ininterruptas desde novembro, começa hoje o saldão de Natal nas duas megalojas, uma em São Paulo e outra no Rio. A promoção vai até a virada do ano e tem como foco o desconto no preço. Na loja do Ponto Frio na internet as vantagens vão desde descontos sobre o preço - da ordem de R$ 200 -, frete grátis na entrega do produto e parcelamento em 12 vezes sem juros no cartão. Mesmo usando "saldão de Natal"como mote das campanhas, as redes varejistas não admitem publicamente que os produtos em liquidação são sobras do Natal. "Para oferecermos vantagens reais de preços e produtos, realizamos uma forte negociação com a indústria", afirma o diretor Comercial do Grupo Pão de Açúcar, Ramatis Rodrigues. Apesar de as promoções pós-Natal estarem concentradas nos itens de maior valor, como eletroeletrônicos e eletrodomésticos, revendas de artigos de vestuário voltadas para as faixas da população de maior renda também vão fazer liquidações nos próximos dias. O Emporio Armani, por exemplo, cujas lojas estão localizadas em redutos de comércio classe A em São Paulo e no Rio de Janeiro, anuncia, a partir de hoje, uma venda "especial", com descontos a partir de 40% sobre o preço de etiqueta.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.