coluna

Dan Kawa: Separar o ruído do sinal é a única forma de investir corretamente daqui para a frente

Lucro da Samsung cresce 42% no trimestre

A Samsung, líder global na venda de smartphones, informou ontem seu sexto trimestre consecutivo com crescimento no lucro. O lucro líquido da gigante sul-coreana cresceu 42% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, para a quantia recorde de US$ 6,4 bilhões.

/REUTERS, DOW JONES, O Estado de S.Paulo

27 de abril de 2013 | 02h06

No quarto trimestre do ano passado, o lucro líquido da companhia já havia crescido 75,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O resultado operacional da empresa foi ainda melhor. A companhia teve lucro operacional 54% maior no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando 8,8 trilhões de wons (US$ 7,9 bilhões).

O resultado positivo da empresa se deve, principalmente, à divisão de dispositivos móveis, que gerou um lucro recorde de 6,51 trilhões de wons, representando quase três quartos de todo o lucro da Samsung.

Uma enxurrada de aparelhos mais baratos equipados com o sistema operacional Android produzidos pela Samsung impulsionou suas vendas globais em cerca de 60% no primeiro trimestre, para 70,7 milhões de unidades, segundo dados da consultoria IDC.

Esse avanço deu à empresa uma fatia de 32,7% no mercado mundial, contra 28,8% um ano antes.

A Samsung vendeu mais smartphones no primeiro trimestre que suas quatro maiores concorrentes juntas.

Dos cinco maiores fabricantes, apenas a Apple perdeu mercado, enquanto LG, Huawei e ZTE avançaram. A participação da Apple caiu de 23% para 17,3% no período.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.