Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Lula: Dilma manterá Gabrielli na presidência da Petrobras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a presidente eleita Dilma Rousseff vai manter José Sérgio Gabrielli como presidente da Petrobras. "Ontem, a querida companheira Dilma anunciou a continuidade de Gabrielli", disse Lula, durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium II, que será instalada no Ceará.

CHIARA QUINTÃO, Agencia Estado

29 de dezembro de 2010 | 13h27

"Gabrielli acabou de falar o que eu queria ouvir, que a refinaria vai ser em Caucaia (CE)", disse Lula. O presidente ressaltou que "política não é feita só de realizações, mas também de gestos". "Eu precisava do gesto de voltar ao Ceará para assumir o compromisso de que o Ceará terá finalmente a tão sonhada refinaria que tanta gente prometeu e não conseguiu fazer", disse. O presidente disse que "não foram poucos os políticos cearenses que prometeram a refinaria" e acrescentou: "Eu nunca prometi".

Segundo Lula, há sete anos, a avaliação da Petrobras era de que o País não precisava de mais refinarias. "Eles engoliram a língua agora", afirmou, citando as refinarias do Ceará, do Pernambuco, do Maranhão, do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro. "As refinarias de Fortaleza e do Maranhão são por conta do pré-sal, porque queremos exportar produto com mais valor agregado para trazer mais dinheiro para o povo brasileiro."

O presidente informou que a análise geotécnica do terreno para as refinarias começa hoje e que ainda há problemas na área. Serão feitos 520 poços de sondagem na área. "Já foram feitos 300 buracos. Faltam 200."

Lula sugeriu que o governador reeleito do Ceará Cid Gomes e o presidente da Petrobras definam um calendário para a Refinaria Premium II e apresentem o cronograma a Dilma, ao Ministério do Meio Ambiente e ao Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) para que haja acompanhamento da obra. "Às vezes, a gente pensa que está tudo bem (com a obra) e (o processo) para na mão de um companheiro do Ibama, ou do Ministério Público. A gente pensa que vai inaugurar e nem começou", disse.

Lula afirmou ainda que, possivelmente, o Nordeste elegeu, em 2010, "a melhor safra de governadores" que a região já teve. "Todos são jovens, preparados. O povo não verá mais sua imagem mostrada pela miséria, pelo analfabetismo. Agradeço, de coração, a reeleição do Cid, a eleição da companheira Dilma e os senadores que vocês elegeram."

Tudo o que sabemos sobre:
LulaDilmaPetrobras

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.