Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Lula diz que vetará distribuição de royalties do pré-sal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje que vetará o modelo de distribuição dos royalties do petróleo da camada do pré-sal aprovado pelo Congresso e encaminhará um projeto de lei que garante ganhos maiores aos Estados produtores.

LUCIANA NUNES LEAL, Agencia Estado

21 de dezembro de 2010 | 17h03

O marco regulatório aprovado pelos parlamentares prevê distribuição dos royalties entre todos os Estados e desagradou aos governos do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, principalmente.

"Vou vetar e mandar para o Congresso um projeto de lei restituindo o acordo que nós firmamos para que as pessoas percebam que nós queremos que todos os Estados ganhem com o petróleo, mas que os Estados produtores possam ganhar um pouco mais. É a compensação que eu acho que os Estados produtores merecem", afirmou Lula, em entrevista durante visita ao Complexo do Alemão, no Rio.

Ao lado do governador Sérgio Cabral, na última visita ao Rio como presidente da República, Lula reafirmou o cumprimento do "compromisso" firmado em agosto passado com os governadores do Rio, Espírito Santo e São Paulo. "Vou fazer isso tranquilamente. O Congresso já está comunicado que eu vou fazer isso, os relatores já estão comunicados, a companheira presidenta Dilma (Rousseff) concorda", afirmou.

Tudo o que sabemos sobre:
petróleoroyaltiespré-salLula

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.