PUBLICIDADE

Lula espera revolução industrial no Maranhão com refinaria

Número de trabalhadores pode chegar a 130 mil; presidente também quer refinaria de mesmo porte no Ceará

Por Agência Estado
Atualização:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abordou nesta segunda-feira, 18, no primeiro programa semanal de rádio "Café com o Presidente" de 2010, a visita que fez para o lançamento da pedra fundamental e a abertura das obras da Refinaria Premium I da Petrobras, em Bacabeira (MA), na semana passada.

 

PUBLICIDADE

Na análise do presidente, esta é uma ação que ajudará numa política de crescimento regional mais igualitária para o Brasil. "Nós poderíamos dizer que é a grande revolução industrial que vai acontecer no Estado do Maranhão. É importante saber que a última refinaria feita pela Petrobras foi nos anos 80. Portanto, há 30 anos a Petrobras não fazia uma refinaria", ressaltou. O investimento total na unidade será de R$ 40 bilhões.

A primeira fase entrará em funcionamento em 2013 e a segunda, em 2015. A previsão é começar refinando 300 mil barris por dia e, até 2015, chegar aos 600 mil barris por dia. No pico das obras, serão 26 mil trabalhadores e, somando empregos diretos e indiretos, esse número pode chegar a 130 mil. Lula disse que o governo pretende construir uma refinaria deste porte também no Ceará.

"Eu acho que essa é uma política de desenvolvimento regional que não tem mais volta. Ou seja, o Brasil aprendeu que não adianta você ter um, dois, três, quatro Estados muito ricos e o restante pobre. É preciso que a gente tenha uma distribuição das possibilidades de investimentos em todo o território nacional, para que o Brasil cresça de forma mais igualitária, mais justa e mais solidária", concluiu.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.