Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Maior uso das redes fez piorar qualidade, avalia Anatel

Uma das causas que resultaram na piora da qualidade dos serviços de telefonia e internet móvel no País foi o aumento na base de clientes e o crescimento da utilização de redes sociais, por meio de dispositivos celulares, modems móveis e tablets. A opinião é do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende.

EDUARDO RODRIGUES, Agencia Estado

20 de julho de 2012 | 13h23

"Entendemos que o mercado móvel de telecomunicações é de constante crescimento e vem sendo demandado e exigido cada vez mais pelos usuários", afirmou o presidente em entrevista à imprensa nesta quarta-feira. "Não somos contrários à apresentação de ofertas agressivas e as empresas têm liberdade para definir suas estratégias de mercado, mas é importante dizer que o aumento da base de clientes tem que ser acompanhado por investimentos na rede", completou.

Rezende lembrou que o setor precisa de investimentos pesados para estar preparado para os grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014, e para a implantação da telefonia de quarta geração (4G) a partir do próximo ano.

Mais cedo, a Anatel anunciou a suspensão das vendas de novas linhas das operadoras com os piores indicadores de qualidade em cada Estado do País. A TIM foi suspensa em 19 Estados, a Oi em cinco e a Claro em três unidades da federação, incluindo São Paulo. A medida deve entrar em vigor na próxima segunda-feira.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.