PUBLICIDADE

Publicidade

Maior veículo elétrico do mundo tem capacidade para 120 passageiros

Ônibus articulado possui bateria com autonomia de 170 quilômetros

Por Raul Galhardi
Atualização:
"The Lancaster" foi projetado e fabricado na Califórnia Foto: Divulgação

O maior veículo elétrico movido à bateria do mundo, um ônibus articulado com espaço para 120 pessoas, foi lançado nesta segunda-feira, 13, durante uma feira de transportes públicos em Houston, Texas, nos Estados Unidos. O veículo possui 18,9 metros de comprimento e é criação da BYD, empresa chinesa especializada em veículos elétricos e híbridos.

PUBLICIDADE

"The Lancaster" foi o nome dado ao veículo, em homenagem à cidade onde foi projetado e fabricado, na Califórnia. Ele é o primeiro ônibus elétrico articulado dos Estados Unidos. Sua bateria de fosfato de ferro-lítio, à prova de fogo e reciclável, tem autonomia de mais de 170 quilômetros.

O ônibus, que estava em desenvolvimento há quase dois anos, foi apresentado durante a Expo APTA, feira de transportes públicos realizada entre os dias 13 e 15 deste mês pela Associação Americana de Transporte Público.

Brasil. A BYD inaugurou uma fábrica de ônibus elétricos em Campinas em 14 de julho deste ano. A montadora investiu cerca de R$ 250 milhões na construção do empreendimento, a sua primeira fábrica na América do Sul.

Havia a expectativa de que em abril deste ano fosse criado um incentivo pelo Governo Federal para os carros elétricos, que não emitem poluição, e híbridos, que são equipados com um motor a combustão e um elétrico, mas o projeto não foi efetivado. O plano era zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado sobre estes tipos de veículos. Hoje o IPI é de 25%.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.