finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Maioria usará 13º no pagamento de dívidas, diz pesquisa

Pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), realizada em outubro e divulgada nesta segunda-feira, 11, mostra que a maioria dos consumidores brasileiros - 62%, ante 61% no ano passado - pretende utilizar os recursos do 13º salário para pagar dívidas. Em nota enviada à imprensa, a Anefac credita a alta do endividamento dos consumidores ao ambiente de redução da atividade econômica e inflação mais elevada.

RENAN CARREIRA, Agencia Estado

11 de novembro de 2013 | 11h48

O levantamento, feito com 612 consumidores de todas as classes sociais, apurou ainda que recuou de 16% para 14% o total de brasileiros que pretendem utilizar o 13º para a compra de presentes, o que, para a Anefac, mostra maiores dificuldade e preocupações com os gastos neste ano. A pesquisa também verificou que 77% dos consumidores têm dívidas contraídas no cheque especial ou no cartão de crédito.

De acordo com a Anefac, os produtos que mais vão atrair os recursos do 13º salário serão celulares (74%), roupas (70%) e eletroeletrônicos (68%). O levantamento mostra a preocupação dos consumidores em reduzir o volume de seus gastos neste Natal: 80% pretendem gastar até R$ 500 ante 76% em 2012, enquanto 20% devem gastar mais de R$ 500 contra 24% no ano passado. A maioria dos consumidores (81%) utilizará o cartão de crédito para as compras de Natal.

Tudo o que sabemos sobre:
13º saláriopesquisaAnefac

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.