PUBLICIDADE

Publicidade

Mais de 1 milhão se cadastraram no DDA, afirma Febraban

Novo serviço de cobrança bancária promete reduzir os boletos emitidos por ano, que estão em 2 milhões

Por Isabel Sobral e da Agência Estado
Atualização:

Um total de 1,044 milhão de clientes bancários já se cadastraram no serviço Débito Direto Autorizado (DDA) que entrou hoje em operação na rede bancária do País. A informação foi dada nesta segunda-feira, 19, pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), durante o lançamento oficial do novo serviço em Brasília. O DDA permitirá aos clientes cadastrados a visualização e o pagamento de boletos de cobrança por meio eletrônico, dispensando o recebimento dos boletos impressos.

Veja também:

 

PUBLICIDADE

Os clientes que já se cadastraram foram informados da existência do serviço a partir desta segunda-feira pelos seus próprios bancos, mas, a partir desta terça-feira, a Febraban iniciará uma campanha nacional de divulgação do serviço por meio de jornais, revistas, rádios, TV e internet.

 

O DDA será utilizado, sempre de forma optativa pelos clientes, para o pagamento de boletos de cobrança como os de mensalidades escolares, planos de saúde, condomínios, financiamentos imobiliários e de veículos. Para cartões de crédito, o acesso inicialmente será apenas à cobrança. A fatura detalhada dos cartões só estará disponível num prazo de seis meses após a implantação do serviço.

 

Os pagamentos a concessionárias de serviços públicos (como fornecimento de água, energia elétrica, gás e telefone) não estão disponíveis inicialmente pelo DDA. O coordenador do grupo que montou o serviço da Febraban, Leonardo Ribeiro, explicou que o pagamento de serviços públicos e tributos ocorre por meio de um sistema bancário diferente daquele utilizado para pagamento de boletos de cobrança. "É um sistema chamado arrecadação e que tem outras regras de funcionamento", afirmou ele. A Febraban informou já ter um grupo de técnicos trabalhando em soluções que permitam, no futuro, a inclusão do pagamento de impostos e serviços públicos no DDA.

 

De acordo com a entidade, que desenvolveu o DDA ao longo dos últimos três anos e meio, existem hoje no País cerca de 2 bilhões de boletos bancários emitidos por ano. O número inicial de 1,044 milhão de clientes cadastrados surpreendeu a Febraban. "Ficamos surpreendidos e apostamos que há um potencial muito grande para a evolução rápida desse sistema", afirmou Ribeiro. Segundo a Febraban, atualmente há 32 milhões de contas correntes que são transacionadas pela internet banking e quase um terço de todas as operações bancárias do País ocorrem por meios eletrônicos como a rede de computadores e os caixas eletrônicos.

 

Publicidade

Banco Central

 

O chefe do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos do Banco Central, José Antonio Marciano, afirmou que a entrada em operação do serviço Débito Direto Autorizado (DDA) é a etapa final do processo de compensação eletrônica de pagamentos iniciado nos anos 90. "Estava faltando chegar ao cliente final a forma eletrônica de pagamentos", declarou o técnico do BC, após participar do lançamento oficial do novo serviço pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em Brasília.

 

Segundo Marciano, para acessar o serviço que permite a apresentação e o pagamento eletrônico de boletos bancários, os clientes terão que entrar em contato com seus próprios bancos. Ainda de acordo com o técnico do BC, para fixação de tarifas bancárias por inovações ou facilidades que os bancos queiram oferecer aos seus clientes, as instituições financeiras terão que observar as regras definidas pelo BC sobre o que pode e o que não pode ser tarifado.

 

Marciano disse que o BC estuda outras ações que poderão, no futuro, reduzir o uso de papéis nas operações bancárias no País. "Uso de papéis envolve trabalho e também consumo de recursos e, por isso, há interesse de nossa parte para que se eleve cada vez mais o número de operações eletrônicas", comentou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.