Prioridade é reduzir custos; varejo lidera mercado virtual; moda valoriza a cultura; gigantes e estilistas associam marcas; estilo nas redes sociais; novos cursos de formação profissional
Por Redação
Atualização:
A cadeia da indústria de vestuário, que inclui desde a produção de tecidos até confecções e produção de moda, tem potencial para se desenvolver e ocupar mais espaço no mercado global, mas para isso precisa superar obstáculos como custos elevados decorrentes do excesso de impostos e regulamentação trabalhista.
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A falta de capacidade de competição diante dos importados legais e ilegais provocou o fechamento de 14 mil empregos formais na indústria têxtil no ano passado, segundo dados oficiais do Ministério do Trabalho.
Para debater as alternativas de estímulo ao setor, o Grupo Estado promoveu, em parceria com a Federação do Comércio de São Paulo, o Fórum Negócios da Moda, com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Associação Brasileira de Estilistas e Senac.
O tom do debate foi de cobrança de medidas por parte da nova gestão do governo Dilma Rousseff para estimular a produção, mas os debatedores trataram também de inovação, novos modelos de negócios e tendências da indústria e da moda. Mais de 500 empresários, profissionais e estudantes acompanharam o evento. Este caderno especial traz os principais pontos dos debates e reportagens especiais sobre este setor responsável por 8 milhões de empregos diretos e indiretos.
Fóruns Estadão Negócios da Moda - Reflexões
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"Com custos mais baixos, minha marca já teria dobrado de tamanho. Nosso produto sempre chama atenção nas feiras estrangeiras, o Brasil tem muita inova... Foto: Amanda Perobelli/EstadãoMais
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"Não podemos frustrar a indústria. Uma coisa é o produto de fora ser mais barato, outra é ele ser um produto legal. O ideal seria uma maior fiscalizaç... Foto: Amanda Perobelli/EstadãoMais
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"Ser fiel ao DNA e ao estilo é a recomendação para os que pretendem profissionalizar e internacionalizar sua criação. A gente não pode mudar o estilo ... Foto: Amanda Perobelli/EstadãoMais
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"O crescimento de uma marca de moda acontece pela sua capacidade de ser relevante para seu consumidor. Por isso é necessário que a comunicação aumente... Foto: Amanda Perobelli/EstadãoMais
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"A moda é um negócio promissor. Algumas das maiores fortunas do mundo vêm desse setor. É a área que vai oferecer as carreiras mais promissoras nos mer... Foto: Amanda Perobelli/EstadãoMais
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"Precisamos de um pacto de descompressão do setor trabalhista que permita o entendimento entre patrões e empregados sem intervenção, para reduzir a bu... Foto: Amanda Perobelli/EstadãoMais
Empresários e estilistas esperam por medidas que estimulem a produção e gerem empregos
Alice Ferraz: "As marcas devem chegar até os clientes por vários canais. É essencial estar presente em todas as redes sociais para se comunicar e inte... Foto: Amanda Perobelli/EstadãoMais