PUBLICIDADE

Publicidade

Manifesto da moda

Prioridade é reduzir custos; varejo lidera mercado virtual; moda valoriza a cultura; gigantes e estilistas associam marcas; estilo nas redes sociais; novos cursos de formação profissional

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Especial analisa para onde caminha a moda e os desafios do setor Foto: Daniel Teixeira/Estadão

A cadeia da indústria de vestuário, que inclui desde a produção de tecidos até confecções e produção de moda, tem potencial para se desenvolver e ocupar mais espaço no mercado global, mas para isso precisa superar obstáculos como custos elevados decorrentes do excesso de impostos e regulamentação trabalhista.

PUBLICIDADE

A falta de capacidade de competição diante dos importados legais e ilegais provocou o fechamento de 14 mil empregos formais na indústria têxtil no ano passado, segundo dados oficiais do Ministério do Trabalho.

Para debater as alternativas de estímulo ao setor, o Grupo Estado promoveu, em parceria com a Federação do Comércio de São Paulo, o Fórum Negócios da Moda, com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Associação Brasileira de Estilistas e Senac.

O tom do debate foi de cobrança de medidas por parte da nova gestão do governo Dilma Rousseff para estimular a produção, mas os debatedores trataram também de inovação, novos modelos de negócios e tendências da indústria e da moda. Mais de 500 empresários, profissionais e estudantes acompanharam o evento. Este caderno especial traz os principais pontos dos debates e reportagens especiais sobre este setor responsável por 8 milhões de empregos diretos e indiretos.

 

Especial. Negócios da Moda

Publicidade

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.