PUBLICIDADE

Mantega confirma conversa com Geithner sobre câmbio

Segundo o ministro, o secretário do Tesouro dos EUA confirmou que o país não pretende deixar o dólar se desvalorizar em relação a outras moedas

Foto do author Eduardo Rodrigues
Foto do author Adriana Fernandes
Por Eduardo Rodrigues , Adriana Fernandes e da Agência Estado
Atualização:

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou que acertou com o secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, que ambos defenderão uma discussão e um acordo sobre a questão cambial na próxima reunião do G-20. Em conversa por telefone na tarde de ontem, eles combinaram que vão "fazer força para que a questão seja colocada em pauta".

PUBLICIDADE

Segundo o ministro, Geithner confirmou que os EUA não pretendem deixar o dólar se desvalorizar em relação a outras moedas. "Ele me garantiu que a política americana não é desvalorizar o dólar, pelo contrário", disse.

De acordo com Mantega, com o dólar forte, tanto Brasil quanto EUA teriam mais condições de começar uma negociação multilateral e também teriam como continuar pressionando a China a valorizar o yuan. Conforme afirmou o ministro, porém, a negociação no G-20 não será fácil, mas ele e Geithner apresentarão propostas. "Não dá para fazer como em 1985, nos EUA, um acordo Plaza", disse. "É possível que o G-20 saia (a público) e diga que vamos agir em conjunto. Isso já vai mostrar ao mundo que uma solução conjunta pode ser mais efetiva que soluções individuais", concluiu Mantega.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.