Mantega dá posse a novo presidente da Susep

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deu posse hoje ao novo presidente da Superintendência dos Seguros Privados (Susep), Luciano Portal Santanna, segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da Fazenda. Santanna era procurador-chefe da Procuradoria-Geral Federal junto à Susep. Segundo a nota, ao dar posse ao novo titular da Susep, Mantega disse que há espaço para o crescimento do mercado de seguros no Brasil em relação ao PIB.

RENATA VERÍSSIMO, Agencia Estado

20 de junho de 2011 | 20h02

Santanna terá de entregar ao ministro Mantega um plano de trabalho da Susep para os próximos três anos. A entrega vai ocorrer após a nomeação da nova diretoria do órgão, o que deve ocorrer entre 15 e 20 dias.

O Ministério da Fazenda informou que esse plano de trabalho dará ênfase à fiscalização do mercado marginal de seguros, que atua sem autorização da Susep e descumpre as regras do setor. A estimativa da Susep é que somente no segmento de cooperativas e associações mais de 100 empresas de seguros atuam sem autorização do órgão. "Temos informações de que até mesmo empresas estrangeiras estão atuando no Brasil sem autorização da Susep", afirmou Santanna segundo a nota.

O novo superintendente disse, no discurso, que o setor de resseguros é o que mais demandará especialização do corpo técnico da Susep, pois a abertura do segmento é muito recente. Santanna disse que quer reduzir os prazos dos processos administrativos que resultem em algum tipo de sanção. Outro foco de atenção será a corretagem de seguros porque, segundo Santanna, existem no Brasil cerca de 60 mil corretores, e o setor precisa de melhor planejamento. A nomeação de Luciano Portal Santanna foi publicada no dia 13 de junho no Diário Oficial da União.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.