Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Mantega: decisão sobre IPI da linha branca sai este mês

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que até o dia 31 de outubro o governo definirá se vai prorrogar ou não a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos de linha branca (lavadoras, fogões e geladeiras), adotada em 17 de abril. Naquela data, foi definido que este imposto para geladeiras baixaria de 15% para 5%; máquinas de lavar, de 20% para 10%; fogões, de 5% para zero; e tanquinhos, de 10% para zero. "Estamos, governo e empresários da linha branca e do varejo, tomando as medidas necessárias para o melhor Natal do varejo dos últimos anos", declarou o ministro. "É como Olimpíada e agora estamos na reta final. Queremos que as vendas de outubro, novembro e dezembro avancem e garantam assim o melhor Natal para os brasileiros."

RICARDO LEOPOLDO E RODRIGO PETRY, Agencia Estado

26 de outubro de 2009 | 13h50

O ministro deixou claro que o governo não tomou nenhuma decisão ainda sobre a prorrogação ou não da redução do IPI. Em encontro com empresários do setor, ele destacou que a diminuição do tributo "foi muito bem sucedida", pois houve repasse do benefício, pelo menos parcialmente, aos consumidores. Mantega ressaltou que a decisão do governo foi eficiente, pois proporcionou a retomada das vendas do setor, atingidas pela crise internacional no final do ano passado.

O ministro, com bom humor e ressaltando que há um grande entrosamento entre governo e empresários, afirmou que essa parceria é "vitoriosa" e que compreende o papel dos empresários, que sempre pedem para o governo redução de impostos. "Mas eu também fiz uma ''cobrancinha'', que é o aumento das contratações de pessoal, elevação das promoções e mais facilidade de financiamento", afirmou. Ele disse que a colaboração dos empresários é facultativa e ressaltou que ela pode ocorrer por redução de margem de lucro e aumento de investimento.

Mantega esteve reunido em São Paulo com dirigentes de grandes redes varejistas, entre elas Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio, Carrefour e Pão de Açúcar e também estava presente o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula.

Tudo o que sabemos sobre:
IPIlinha brancaGuido Mantega

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.