carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

Marcos Jank deixará a presidência da Unica

O diretor-presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar, Marcos Jank, informou nesta terça-feira vai deixar a presidência da entidade nos próximos meses, segundo comunicado encaminhado pela associação.

REUTERS

27 de março de 2012 | 17h29

Em carta enviada aos associados e profissionais da Unica, Jank disse ainda que permanecerá à frente da entidade o tempo necessário para permitir a adequada transição.

Segundo a Unica, os associados foram comunicados da decisão por meio de carta, porque o executivo se encontra fora do país no momento.

Jank assumiu a presidência da Unica em julho de 2007. Sua gestão à frente da entidade foi marcada por forte atuação no exterior, com abertura de escritórios em Bruxelas e Washington, mas um dos fatos mais marcantes foi a queda da tarifa importação de etanol dos EUA, no final de 2011.

"Já há algum tempo, percebi que meu ciclo de contribuições para com a entidade estava terminando", disse Jank na carta, indicando que só não anunciou antes sua decisão porque queria ver concluída a abertura do mercado americano, "que foi na ocasião um dos principais motivos que me trouxeram para a entidade...".

Ele disse ainda que outro motivo que adiou o anúncio de sua decisão foi o compromisso com o novo presidente do Conselho Deliberativo, Pedro Parente, de que o acompanharia pelo menos até a concretização das mudanças estatutárias e de composição do Conselho, que se concluíram em 6 de março último.

Na carta, o executivo relata ainda as dificuldades enfrentadas pelo setor em 2011, em decorrência da desaceleração dos investimentos, uma quebra de safra sem precedentes e um intenso processo de consolidação que alterou o perfil das grandes empresas do setor.

"As recentes mudanças estatutárias na Unica tiveram relação direta com essa nova realidade, em que os variados interesses dos associados demandam hoje novas formas de governança", disse ele na carta.

(Por Fabíola Gomes)

Tudo o que sabemos sobre:
COMMODSJANKUNICA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.